A saúde é um espelho das emoções – parte 1

A teoria de que o emocional e o físico estão relacionados é tão antiga como a própria história da medicina.
A medicina chinesa já tinha por base a crença de que o corpo e o emocional eram indissolúveis. Hipócrates, conhecido como o pai da medicina ocidental admitia que é mais fácil saber que tipo de pessoa tem uma doença do que descobrir qual tipo de doença uma pessoa tem.

Mas, com o passar do tempo, a ciência foi se preocupando em oferecer apenas respostas fisicamente comprováveis para todos os males físicos, tendência fortalecida pelas pesquisas de Pasteur, ao descobrir que muitas doenças eram causadas por germes, e não por “razões misteriosas”.
Descartando tudo que não conseguia provar cientificamente, a medicina ocidental, à exceção da homeotatia e da  antroposofia, abandonou a possível interação entre as emoções e as doenças.

HOJE, A MEDICINA ALOPÁTICA ESTÁ REAVALIANDO SEUS CONCEITOS E, INFLUENCIADA POR ESTUDOS CIENTÍFICOS E POR EXPERIÊNCIAS CLÍNICAS RECENTES, COMEÇA A ADMITIR QUE O HOMEM DEVE SER TRATADO COMO UM TODO, CONSIDERANDO O PLANO EMOCIONAL NO DESENVOLVIMENTO E NO TRATAMENTO DE MALES ORGÃNICOS. PELAS ESTATÍSTICAS ATUAIS VERIFICADAS, 30% DOS DOENTES QUE PROCURAM UM CONSULTÓRIO SE QUEIXANDO DE ALGUMA ENFERMIDADE FÍSICA, APRESENTAM, PARALELAMENTE PROBLEMAS EMOCIONAIS.

É esse o motivo pelo qual médicos das mais variadas especialidades estão adotando uma linha de tratamento psicossomático, tanto para diagnósticos quanto para curar doenças.
Psique quer dizer em grego, alma ou emocional – os psicanalistas são chamados atualmente de MÉDICOS DE ALMAS -, e soma significa corpo, e segundo os médicos psicosomaticistas, muitos males físicos que atingem o ser humano são trazidos para o corpo por estados emocionais alterados que não conseguimos digerir, como a angústia, a depressão, a solidão, a raiva, ou a frustração.

POR ISSO UMA DAS FRASES MAIS CITADAS POR SIGMUND FREUD, O CRIADOR DA PSICANÁLISE NOS DIZ:
NÃO EXISTEM DOENÇAS – EXISTEM DOENTES. COMO NÃO DISSOCIAMOS O CORPO DAS EMOÇÕES, SEJAM AS DOENÇAS DE FUNDO BACTERIANO, VIRAL OU MESMO DECORRENTE DE UM DISTÚRBIO POR PREDISPOSIÇÃO GENÉTICA SÃO DETONADAS SEMPRE PELO ESTADO EMOCIONAL DAS PESSOAS. POR ISSO QUANDO SE TRATA DE UM SINTOMA FÍSiCO É ESSENCIAL FAZER-SE UM ACOMPANHAMENTO PSICANALÍTICO EM CONJUNTO.

JONIA RANALI – Psicanalista, hipnoterapeuta e terapeuta regressiva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.