fbpx
11 3209 7140 | 11 9 5303 3271 contato@joniaranali.com.br
Imaturidade acaba com casamentos

Imaturidade acaba com casamentos

VOCÊ SABIA QUE A PSICANÁLISE RESOLVE?
O casamento é uma meta que todas as pessoas almejam. Mas, na atualidade com a primeira frustração em relação à pessoa amada, os casais partem para a separação, e se se unirem novamente, repetirão as mesmas falhas, e as frustrações irão ficando cada vez maiores.

O principal fator que precipita esses acontecimentos é o fato de que nossos pais – na maioria das vezes fantasiosamente nos frustram em algumas ou muitas coisas. Mas, geralmente isso acontece dentro do processo da educação e nós tendemos a confundir tudo. Crescemos, casamos e quando se repetem as frustrações com nossos cônjuges, é como se elas batessem naquela tecla inicial, e um acontecimento que poderia ser superficial ou periférico e uma boa conversa “entre adultos” resolveria, por causa das frustrações infantis ficam tremendamente potencializadas pelo passado.
O IDEAL SERIA RESOLVER ESSES RELACIONAMENTOS INFANTIS, E ESSE É O GRANDE CAMPO DE ATUAÇÃO DA PSICANÁLISE (MINHA PAIXÃO): solucionar as causas para que não tenhamos mais problemas atuais.
O MUNDO ATUAL, MUITO COMPETITIVO, LEVA-NOS A FRUSTRAÇÕES EXCESSIVAS E AS PESSOAS QUE MAIS SOBRECARREGAMOS, SÃO AS MAIS PRÓXIMAS, COMEÇANDO PELOS CÔNJUGES. Tendemos a esperar que estes satisfaçam nossas expectativas de realizações, como se eles pudessem preencher nossos vazios, buracos, depressões que são oriundos de nossa infância.
Costume dizer que se quisermos ir para a frente e triunfarmos, temos que voltar a infância e resolver o que lá ficou.
Mas, existem alguns truquezinhos que podemos usar para os relacionamentos não acabarem.
Um deles é que cada um dos cônjuges tenha atividade no trabalho ou em seu lazer, extremamente prazerosas, e assim sendo ficam mais tolerantes, menos exigentes e usufruem o que há de bom na união. Pessoas realizadas profissionalmente são, em geral, dóceis e pacientes.
O segundo “truque” são os hobbies. Algo que nos satisfaz muito são coisas ligadas ao nosso físico: ginástica localizada, jogo de futebol, vôlei, yôga, caminhadas, andar de bicicleta.
É muito importante tomarmos um bom cuidado com a parte alimentar, pois quando estamos satisfeitos com nossos corpos, quando nos admiramos e nos respeitamos, sem exageros, já estamos com mais de meio caminho andado para sermos compreensivos, tolerantes e bons ouvintes com nossos cônjuges, e poderemos incentivá-los a fazer o mesmo que nós, pois não estaremos depositando neles as nossas expectativas de realização, e OS CÔNJUGES TORNAN-SE MAIS MADUROS E TOLERANTES COM AS LIMITAÇÕES DO OUTRO E AS NECESSIDADES DE COLOCAREM NO OUTRO SUAS EXPECTATIVAS DE REALIZAÇÕES FICAM BEM REDUZIDAS.

JONIA RANALI

Deixe uma resposta