fbpx
11 3209 7140 | 11 9 5303 3271 contato@joniaranali.com.br
FAMÍLIA – AINDA UM SÓLIDO REFÚGIO

FAMÍLIA – AINDA UM SÓLIDO REFÚGIO

A família permanece a instituição humana mais sólida da sociedade, e a mais promissora para nossos aprendizados.
Ela é algo a que todos nós aspiramos conquistar ou conservar, mas precisamos considerar que nossas mazelas acabam atraindo separações, brigas, divórcios, insatisfações, desentendimentos e infelicidade.
Isso porque os seres humanos ainda são egoístas, e não conseguem olhar para dentro de si mesmos, e buscar no que cada um está errando e tentar a correção, mas preferem jogar a culpa sempre no outro….”se você tivesse feito isso ou aquilo para mim, nós não teríamos brigado; se você fosse assim ou assado, nada disso estaria acontecendo”… e assim por diante.
Tudo isso existe por causa da grande imaturidade que existe dentro de cada um de nós, que nos torna refratários a virarmos o nosso olhar de fora para dentro de nós mesmos.
Eu tenho uma sugestão: quando tudo estiver “pegando fogo”, ao invés de botar mais lenha na fogueira, saia de cena e com toda humildade que conseguir arrebanhar, olhe para você, com seus olhos da alma e veja onde estão as suas mazelas dentro daquela situação. Se precisar corra para o banheiro e tranque a porta…para refletir. Fique o tempo que necessitar, desde que saia consciente do “seu erro” no que ocorre com seu relacionamento, junte todas as suas energias e saiba dizer “me desculpe…eu errei…vamos recomeçar”.
Nada no mundo é mais lindo do que a humildade verdadeira.
Tente. E vou lhe dar uma linda dica. Aqui vai: quando estiver com raiva, bravo, pare com isso e comece a fazer GRATIDÃO, não importa pelo que, mas sempre pelas coisas boas que tem e sempre teve e também pelas não tão boas, mas que lhe trouxeram algum aprendizado. E…a paz virá, Eu garanto !!!

JONIA RANALI
Psicanalista, palestrante, coach
www.joniaranali.com.br

Deixe uma resposta