fbpx
11 3209 7140 | 11 9 5303 3271 contato@joniaranali.com.br
COMO ENSINAR CRIANÇAS SOBRE SEXO

COMO ENSINAR CRIANÇAS SOBRE SEXO

Tem um tempo atrás, que quando os adultos falavam alguma coisa sobre sexo, mandavam que as crianças se retirassem do ambiente.
Isso era e continua sendo ruim para os rebentos quando ainda é feito, pois se vocês tem um pouco de noção sobre o emocional dos pequenos, eles apreendem muito mais do que imaginamos, simplesmente por existirem, pois a palavra sexo quer dizer muita coisa, além de diferenciar homens de mulheres, pois sexo quer dizer contato físico entre duas pessoas. E as pessoas não transam só para ter filhos, e sim porque sexo é prazeroso, é gostoso. E, quando as pessoas transam, muitos sentimentos estão envolvidos.
As pessoas sentem prazer sexual desde que nascem até morrer, mas esse prazer muda à medida em que os seres humanos crescem. Para o bebê mamar ao seio da mãe é muito prazeroso. E, carinhos, beijos e abraços são jeitos que as pessoas usam para dizer que gostam de alguém. Isso também é sexualidade.
Mas, já que as crianças experimentam um tipo de sexualidade desde que nascem, os pais tem obrigação de ensinar “tudo direitinho” para seus filhos nesse setor, para que não fiquem emoções desconexas, erradas, e por vezes assustadoras, ou sentimentos de culpa pelo que sentem.
Hoje existem alguns livros que podem orientar os pais, mas ainda o mais precioso e exato no seu caminhar desses ensinamentos é DE ONDE VÊM OS BEBÊS da José Olympio Editora, que por vezes pode até ser encontrado em bancas de jornais.
E, atenção mamães e papais…isso faz parte da educação de seus filhos. Tentem faze-lo da melhor forma que puderem, pois é por demais importante.

JONIA Ranali
Psicanalista, docente em Psicanálise, Palestrante, Coach da Gratidão Financeira
www.joniaranali.com.br
Curso Livre de Formação em Psicanálise Online
Maternidade – bebê não vem com manual
Mude o inconsciente de seus filhos

Deixe uma resposta