11 3209 7140 | 11 9 5303 3271 contato@joniaranali.com.br

Depoimentos de alunos e pacientes

Adorei sua palestra, parece que ela foi direcionada para mim. Foi a maior decisão da minha vida: chegar cansada do trabalho, com fome, não comer nada e sair correndo para não perder o passe e a palestra. Certamente, minha vida será pontuada por antes e depois de ouvi-la.Estava muito preocupada com meu filho, e meio perdida, sem saber o que fazer. Mudei minhas atitudes com ele já na sexta-feira quando cheguei em casa. Compreendi, também, a origem dos problemas das minhas irmãs, que são graves, e vou conseguir ajudá-las melhor.Obrigada por existir na minha vida.
Arlete Figueiredo Muoio
Divido a minha vida em duas partes: uma, antes de cursar Psicanálise, e a outra, depois de cursar. A Psicanálise nos faz refletir sobre o que somos e o que podemos ser. E ainda mais, nos faz reconhecer que a humanidade não é apenas um conglomerado de pessoas. É a pessoa que está próxima de nós, em casa, na escola, empresa etc. Nos faz refletir a cada momento em como podemos nos aperfeiçoar. Em suma, nos faz reconhecer o verdadeiro significado da palavra amar. Tive a honra de ser aluna da Jonia de 1997 a 2000. Tenho por ela profunda admiração e amor. A Psicanálise fez de mim uma pessoa melhor e mais feliz. Sempre falo para ela: Quando eu crescer, quero ser Jonia.
Laura Gomes
Jonia Ranali foi minha professora em 2002 e hoje é minha psicanalista. Suas aulas são deliciosas de assistir, pois transmitem a Psicanálise de um jeito simples, o que torna fácil o aprendizado. Além disso ensina técnicas psicanaláticas criadas por ela, e considero um privilégio para o estudante ter acesso a esse conhecimento que dinamiza e otimiza o processo de análise do paciente. Assim como Anna Freud, Melanie Klein, Francoise Dolto, entre outros nomes, Jonia Ranali também contribui para a história e o desenvolvimento do saber Psicanalítico
Fabiana Ferraz Mencaroni
Falar da Psicanalista e professora não é dificil. Em todas as aulas, ela procurava mostrar aos alunos a Teoria, sem perder de vista a Pratica. Sempre percebíamos claramente sua preocupação com o nosso entendimento. As Teorias eram apresentadas dentro de uma compreensão histórica da Psicanálise. A postura profissional que passou foi muito importante na minha vida.
Edison Felix Calaça
Minha amiga Jonia, fazendo uma retrospectiva do ano, você é uma das pessoas que não pode ficar de fora. Mesmo quando com problemas reais, nunca a vi chegar na Academia de cara feia: estava sempre sorrindo e, ainda que com dor física, nunca maltratou ninguém; sempre foi meiga e simpática com todos, escutando e ajudando. Você é dessas pessoas que chega e cativa a todos a sua volta, com carinho e o sorriso que nunca deixa seu rosto. Esta é a minha AMIGA.
Thais Pereira
Parabenizo Jonia Ranali pela demonstrada preocupação com o ser humano, e por buscar compartilhar seus conhecimentos com os demais que do assunto se ocupam. O ideal que persegue é dos mais louváveis possíveis… Pois creio ser uma missão, estabelecer a espécie humana como objeto de estudo em sua condição, e buscando a verdade, chegar à paz e a concórdia da Humanidade… E isso exige por elemento principal o Amor.
Marcos Edmo Gomes Rodrigues
Professora, Jonia... Fico encantada com o seu imenso e valioso conhecimento, e embevecida com sua dedicação em partilhá-lo. Somos todos abençoados por sua postura, que vai muito além da transmissão de conhecimento. Trata-se do compartilhamento de uma importante missão. Obrigada!
Izabel Cristina Luvas Barreto da Silva
Gosto das aulas […] saiba que mesmo sem te conhecer pessoalmente, nutro muito carinho e respeito por ti. Agradeço-te a atenção, querida. Beijos meus.
Ronan Goerl
Querida Jonia, hoje posso falar que entendo de Psicanálise, e meus professores da faculdade sempre me pegam para conversar. Este curso foi muito importante para mim, e gostaria de agradecer a você, que me ensinou tanta coisa. Acabei chorando no final da ultima aula, pois parecia que daqui pra frente iria faltar algo para mim, talvez a voz tranqüila me passando tantos ensinamentos, mas pode estar certa que mesmo sendo uma Psicanalista, vou sempre estar revendo suas aulas, para gravar cada vez mais seus ensinamentos. Agradeço de coração a oportunidade que você me deu em fazer este curso de formação maravilhoso e estou recomendando para toda a minha faculdade, até meu professor disse que vai fazer.
Moema Sarmento
Bom dia, estou amando o curso, e agora no final do meu curso de Psicopedagogia, estamos tendo a disciplina Psicanálise, com a professora chilena Susana M Araoz, e posso dizer que a pouca pincelada que estamos tendo muitas coisas que já vi nas sua disciplinas, claro que o da Faculdade é apenas um resumo, nem se compara ao conteúdo que o curso de Psicanálise e você nos ensina, porem ao iniciar a matéria, fiquei muito feliz em já ter o conhecimento de muita coisa.
GISELLE TOMAZ DE CARVALHO
A decisão de fazer o Curso Livre de Formação em Psicanálise Online com Jonia Ranali, depois de tantas buscas, dentro e fora do meu Estado, foi o que de melhor me aconteceu. Analisei tudo à respeito da autora e entendi, além de deduzir, que a Psicanálise é um instrumento de cura, libertação e missão e que essa ciência pode tornar nosso mundo melhor. Eu mesmo estou podendo ajudar a muitas pessoas de uma forma mais completa. E posso hoje lhes dizer que para buscar o melhor é com Jonia Ranali. A minha escolha foi a mais acertada possível e estou feliz pela minha decisão.
Padre Rosival Gomes da Silva